Nos jogos da selecção nacional e consequente paragem da liga luseira 2008/2009, decidi fazer um convite ao grande poeta do "Zé Povo", o Sr. Gervásio Tripeiro, para nos brindar com um poema sobre o nosso querido e sempre divertido Clube de Recreio da Mouraria (Pardalinhos Mouriscanos). Apesar de muito requisitado, o Sr. Gervásio Tripeiro, aceitou gentilmente o desafio por mim proposto. Este prodigioso poeta é também um tripeiro muito conbictu, e não raras vezes, depois da ingestão de uma bela tripalhada, é vê-lo soltar alegremente uma bufada de ar pardaleiro, como que a dizer: estou-me a bufar para os pardaleiros todos! Confidenciou-me que o seu maior sonho é usar a sua arma tóxica, "letal e fatal", aquando de um jogo dos pardais no galinheiro. Quer utilizar, o vulgarmente conhecido "efeito das tripas", para fazer justiça e história. Diz o próprio, que desde o libro da Carolina do (a)Pito Salgado, nunca mais o Pardalinhos Mouriscanos precisou de se esforçar, para empatar jogos atrás de jogos.
O blog Tripeiro Conbictu, agradece imensamente o poema do Sr. Gervásio Tripeiro, esperando que o mesmo não tenha sido fruto de um acto isolado de amabilidade do poeta.
Aqui fica o Poema "Pardais ao Ninho", da autoria do Sr. Gervásio Tripeiro :
Pardais ao Ninho...
Somos o pardal nacional
Que o Joe Berardo ia * comprar
De nada temos especial
Exceptuando o nada ganhar!
Fomos outrora primeiros
No tempo do Salazar
Somos agoras terceiros **
Para de vez ficar!
Tantas são as derrotas
Vai o pardaleiro perguntar
Vivemos na miragem das rotas
Que fazem o Porto ganhar?
Viva o presidente Vieira (James Pirelli)
De longe o melhor aluno
Da universidade tripeira
E do Professor Jorge Nuno!
* ia comprar…parece que o pardaleiro Joe não é burro de todo.
** Terceiros quando não são quartos, quintos ou sextos!
Gervásio Tripeiro
4 comentários:
Gervásio Tripeiro, o verdadeiro poeta popular e candidato Nº1, ao prémio Capitão Moura de poesia.
O Gervásio Tripeiro é realmente um grande poeta. Gostei particularmente do verso sobre a universidade tripeira e o Professor Jorge Nuno. Ganda maluco que tu és.
Porto forever
Nem no tempo do Salazar eles eram primeiros. O sporting ganhava muitas vezes nesse tempo. Mas este poema é um hino à poesia. Concordo com o comentário do Dragão Vila Pouca. Candidato Nº1, ao prémio Capitão Moura de poesia.
Dragao Vila Pouca lol: ainda vou ganhar o Presunto do Capitão Moura! Que venha o presunto... .
Abraços do Tripeiro Conbictu
Postar um comentário