quinta-feira, 8 de abril de 2010

Galinhasso...


Embora sendo um apreciador de arte eclético, tenho preferências e gostos próprios, que vão ao encontro da minha personalidade. Gosto de todo o tipo de arte, mas no topo coloco a pintura, a escultura, a música e a literatura. Se literatura e música de boa qualidade posso consumir à Lagardère, já pintura e ou escultura do mesmo nível, só se for roubada, gamada, copiada ou imitada. Infelizmente, a carteira ainda não me permitiu adquirir algumas obras originais destas duas formas de arte que admiro particularmente. Todavia, isso não me impede, de vez em quando, de admirá-las provincianamente nos museus virtuais desse mundo afora.
Os conhecimentos que possuo sobre história da arte, levam-me a adoptar o romantismo, o naturalismo, o realismo, e o cubismo como os movimentos artísticos de eleição.
Sendo tão distintos e até radicais na sua concepção, não consigo gostar mais de um do que de outro movimento. Gosto igualmente dos 4 movimentos. É como a música. Tanto ouço fado, pop, rock, reggae, jazz, música clássica ou disco sound friday night. A escolha do estilo, depende do momento circunstancial, do estado de espírito e de alma, da companhia, do estado tensional, etc.
Assim, em determinados instantes, prefiro admirar reflexivamente e criticamente, um quadro do co-fundador do cubismo e autor do intemporal "Guernica" - é aquele tipo que tinha 26 nomes e no final apelido de carro da citroën, Picasso - e noutros, autores naturalistas como o José Malhoa ou o Van Gogh. No realismo, extasio com a "Origem do Mundo" de Gustave Coubert, e com a arte de beleza pura das páginas da Playboy brasileira.
Tudo isto do mundo das artes, vem a propósito da minha última descoberta no campo da pintura. Ontem, dia 8 de Abril de 2010, descortinei o quadro intitulado de "O número 4" da autoria do artista Rafael Benitez Maudes "Galinhasso", numa galeria de Liverpool. Decidi expô-lo no blogue Tripeiro Conbictu, para que todos possam apreciar esta verdadeira obra-prima do cubismo. Reparem na geometrização do algarismo 4 e na forma pictórica como é apresentado; notem o movimento frontal e circular à volta da superfície plana e a representação do 4 sob várias perspectivas e aspectos como se movesse em torno de um mundo fictício de utopia e de sonho galináceo. Vejam o 4 numa perpesctiva abrangente angular, de lado, por trás, por cima e por baixo, compreendendo e percebendo todos os planos e volumes.
É um quadro demasiado belo para se ficar indiferente. Adorei este quadro, sobretudo por não ter nada de abstracto. Todo ele é muito objectivo e concreto.
Mesmo que não o sejam, apreciem e admirem o quadro com olhos de verdadeiros Marchand` Art.
"O número 4" é uma obra-prima genial... .


6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ó Tripeiro Conbictu, tantos quatros??? Porquê? Deixa ver se adivinho: Os Beatles? Liverpool? Já sei, custou, mas cheguei lá...

Um abraço e bom fim-de-semana.

Quinta disse...

O Jesus é o do quadrado com 3 jogadores. Agora começa-se a ver o que vale o benfica e o treinador deles. Se não fosse a liga e os túneis, queria ver como seria.

Benfica ao Poder disse...

Benfica campeão. glorioso glorioso glorioso slb glorioso slb slb glorioso slb slb glorioso slb slb glorioso slb slb glorioso slb

Anônimo disse...

Bamus ser campiões no porto, grande morcaum. Nao esqueças os 5 de londres.

Anônimo disse...

Festa rija na praça da rotunda da boavista. Está reserbado o espaço. Num faltes grande morcaum.

Ladrao de Jeropiga disse...

Eh lá! Temos para aqui muitos comentários de gente moura...acalmai-vos que festa na Boavista não tereis de certeza absoluta. Como diz o vosso treinador,"arriscarem-se a ficareis sem os rins...".