segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bye Bye Jisualdo Pireira (parte 2)...

Passado o jogo e o resultado negativo contra os periquitos, nada melhor do que receber o último classificado da Liga Bejecas (na altura o Rio Ave). Pensei eu de que, seria um bom jogo para recuperar as confianças perdidas no Dragone. Enganei-me mais uma vez, pois o Sr. Prof. Jisualdo Pireira fez tudo (ou quase tudo) para me contrariar! Tudo fez para empatar este jogo, relativo à jornada 18 da liga Bejecas. Com apenas um ponto de distância sobre o 2º classificado, não era (nem será durante algum tempo…) a melhor altura para fazer descansar alguns titulares, e muito menos, para efectuar experiências einsteinianas, como aquela de acabar o jogo, com o Nando e o Marianez, nas laterais defensivas.
Quando já todos os tripeiros conbictus e não conbictus, estavam resignados e agastados com o quase certo empate contra o Rio Ave, eis que surge o Super-Amigo e jogador-armasecreta-fetiche do Professor ( El Tecla) a marcar dois golitos. Neste Match, o Farias conseguiu ser o herói principal da vitória, e também, o salvador do Professor Jisualdo Pireira, pois poupou-o de mais uma carrada de apupos e assobiadelas, que lhe estavam carinhosamente destinados, no final dos 90 minutos. O El Tecla foi muito seu amigo Professor… .
Cagadas atrás de cagadas (caros leitores, desculpem-me a expressão, mas é a que melhor define as tácticas e os actos de gestão do Master Jisualdo), e cada vez menos, consigo entender as (in)coerências das opções do nosso Mister e Master Jisualdo Pireira. Mesmo depois do bom jogo do Farias, continuo a pensar que o Taruk e o Adrianóide, são infinitamente superiores ao El Tecla e ao Marianez. E, apesar das vitórias contra o Rio Ave e o Paços de Ferreira, a minha opinião mantém-se: é cada vez mais difícil, penoso, entediante, e sonolento , ver um jogo do nosso clube. Talvez por isso, quando o FCPORTO joga, prefiro adormecer no meu belo e cómodo sofá, do que o fazer numa qualquer cadeirita de plástico do Dragone. O “Tripeiro Seat” tem inúmeras vantagens: não se apanha chuva, nem “rabanadas de bento” e frio no trombilo; tem garagem individual; é muitíssimo confortável; super-económico; está equipado com uma TV XPTO da marca SEMSUNGA; e por último, a melhor das vantagens - quando estiver quase a adormecer, sempre posso mudar o panorama visual e rapidamente animar-me, vendo as bundonas mais gostosonas do brasiuuu, desfilando num qualquer sambodrómo (são autênticos viagras naturais anti-sonolência) – tudo isto, à distância de um simples clique, no controlo remoto; Depois das últimas exibições do FCPORTO, o melhor é reservarem e encomendarem o vosso “Tripeiro Seat”, até ao final da temporada.
Bem sei, que em termos de treinador, os clubes da Mouritânia estão bem piores, mas, com o mal desses, posso eu bem e até me divirto bastante! E, se olharmos para as restantes equipas da Liga Bejecas, facilmente constatamos que o panorama não é melhor, pois a teoria e a prática científica, da metodologia psicossomática da táctica futeboleira, anda pelos caminhos da camiãozada geral. Exceptuando a Académica e o Paços de Ferreira (e também o Braga), tudo o resto é de uma mediocridade inacreditável! Gosto imenso do futebol ofensivo e atrevido praticado por estas duas equipas, e espero que isso, não seja motivo para descerem de divisão. São treinadores e equipas como estas, que fazem falta à nossa liga. Só com futebol de ataque, é que se pode elevar a média das assistências dos estádios luseiros e trazer maior espectacularidade à Liga Bejecas.
A título de curiosidade, diga-se, que a 1ª táctica de futebol, foi usada pelo Bolton Wanderers, em 1880: 1-1-8 (um defesa, um centro-campista e 8 atacantes). Nos primórdios do futebol, privilegiava-se sempre, o objectivo do jogo: marcar mais golos do que a equipa adversária, durante o tempo de jogo (tão simples quanto isto!). A teoria da evolução tacticiana futebolesca, revela-nos actualmente, um futebol com uma táctica idêntica à do Bolton Wanderers, só que invertida: agora utiliza-se o 8-1-1. E qualquer dia, veremos em prática a táctica do 10-0. Até simpatizaria com esta táctica (10-0), se o futebol passasse a ser jogado sem balizas… . Sou daqueles tripeiros, que não consegue entender a piada de um jogo de futebol sem golos. O que eu gosto mesmo, é de ver futebol ofensivo, com imensos golos e oportunidades. Por estas e outras razões, sinto cada vez mais, saudades, das tácticas do Bobby Robson e do holandês maluco. Sou também, dos que prefiro ganhar dois jogos e perder 4 (a jogar bem), do que empatar 6. Lembram-se do jogo contra o Artmedia em casa? Foi tão somente, um dos melhores jogos que vi… .
Voltando ao plano interno do nosso clube, quero referir mais uma vez, que começo a não ter paciência, para ver estes treinadorzecos mourecos de 5ª categoria, a tornarem-se vitoriosos e a enriquecerem o seu currículo, à custa do maior órgão de soberania do majestoso reino da Tripalândia – o FCPORTO. Pior do que ganharem títulos às nossas custas, é assistir à metamorfose que lhes acontece, quando chegam ao mais vitorioso de todos os clubes da galáxia. Chegam apenas com a carta de recomendação do Pardalinhos da Rambóia (e às vezes do nosso espiaum particular…), e quando aparecem as 1ªs vitórias, o discurso mansinho, humilde, com trejeitos envergonhados e tímidos de quem não está habituado aquele nível de grandeza, metamorfoseia-se, como se tratasse, da transformação de uma lagarta pegajosa e nojenta, numa bela borboleta, terrivelmente vaidosa, presunçosa, ranhosa, e com tiques de vedete internacional. Assim foi com o Engenheiro Santinho, o José Mourisco, o Prof. Jisualdo Pireira, etc .
Para terminar, quero apenas dizer o seguinte: independentemente dos títulos que venhamos a ganhar esta época, espero no fim da mesma, poder dizer - Bye Bye Jisualdo Pireira… .

6 comentários:

Anônimo disse...

O vosso clube corrupto não precisa de treinadores. Só precisam de continuar a controlar a arbitragem nacional.

dragao vila pouca disse...

Ó Tripeiro então tu em vez de apoiares e dar moral ao homem, atiras-te a ele?
Não sejas mau! Até ao fim da época, criticar, mas devagarinho...

Um abraço

Anônimo disse...

O nosso treinador até está a fazer um bom trabalho. Não nos podemos queixar do trabalho do Jesualdo Ferreira. Estamos em 1º lugar no campeonato, nas meias finas da Taça, e estamos a uma vitória dos quartos de final da Liga dos Campeões. Penso que as suas críticas são infudadas.

Anônimo disse...

Não podemos malhar no Jesualdo Ferreira. Vai ser o primeiro treinador português a conquistar três campeonatos seguidos no porto.
Merece a renovação de contrato.

dragao vila pouca disse...

Nem sei que te diga acerca do Alfaiate de Mirandela...
Éu bem quero ver se consigo terminar a época sem soltar o grito do Ipiranga, mas está difícil!

Um abraço

Anônimo disse...

Ta caladinho tripeiro. O presidente corrupto do teu clube corrupto, anda à rasca. Já nem a irmã da carolininha o salva. Nem com 5000 euros por mês a consegiuu comprar. O vosso presidente é um velho caduco careca e corrupto. É um triste.