terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bye Bye Jisualdo Pireira (parte 1)...


Já não falava no cromo do nosso treinador, há algum tempo, mas, depois de tantas borradas e experiências tácticas, “Mind Games Jisualdeiros” completamente descabidos, e jogos absolutamente sofríveis, decidi exteriorizar tudo o que me vai na alma, sobre o Mouro mais Tripeiro da actualidade – o Prof. Jisualdo Pireira.
Estas últimas exibições do FCPORTO, têm-me deixado à beira de um ataque de nervos, e nem os Trifene 200 (passe a publicidade…), conseguem-me acalmar. Como foi possível, não termos ganho ao Pardalinhos Mouriscanos?!?! A explicação, só pode residir, nos neurónios (se os tiver...) do Professô Jisualdo Pireira. Qualquer equipa de futebol, dá enormes cabazadas a essa agremiação, e nós, apenas conseguimos arrancar um empate a 1 bola, no Estádio do Dragone ?!?! Ainda por cima, o nosso golo resultou de um penálte “dubidoso” (mérdia luseira dixit), assinalado pelo mais famoso gatuno sarraceno: o sócio nº 34567 do Pardalinhos Mouriscanos. Claro está, que logo a Mérdia Luseira e o senhor do bigode farpalhudo (capangas incluídos), trataram de empolar as dúvidas desse penálte, afirmando desconbictamente, não conseguirem encontrar explicações para o sucedido. Disseram eles, que um sarraceno de verdade, nunca marcaria penálte contra a agremiação do regime Bermelho! Então, o Epá Amarelo desvia o Lisandro com o braço, e não é penálte?!?! A única dúvida do tripeiro conbictu, é, se foi penálte ou pontapé-livre directo na grande área, a favor da equipa atacante. Ou seria um castigo máximo a favor do FCPORTO? O certo, é que aquele castigo máximo, fez regurgitar todos os fantasmas e espíritos do (a)Pito D`Oiro, através dos ditotes habituais, dos defensores do anti-sistema, e da “berdade” desportiva (subentenda-se berdade desportiva, por vitórias das agremiações da Mouritânia). Pena foi, que tanto o sócio nº34567 dos pardais, como a mérdia sarracena, tenham branqueado o penálte sobre o Lucho (nesse não há dúvidas nenhumas). Alguns jornaleiros e tribunais de gatunos, enalteceram o enorme fair-play do El Comandante (não se deixando cair, ao bom estilo Joanino Pintesco), para justificar a não assinalação do Penálte, ou se preferirem, do pontapé-livre directo, na grande área Pardalisca. Parece que o Lucho era o árbitro desse jogo, e só a ele coube a responsabilidade, da não marcação, do penálte que sofreu!!! É caso para dizer ao Lucho, o seguinte: opá, da próxima vez, não sejas tão anjinho!
Se este penálte (cometido sobre o nosso capitão), tivesse sido marcado, o FCPORTO teria enormes probabilidades de ser o 1º clube a adiantar-se no marcador, e depois, gostava de ver o autocarro pardalisca a empatar. Nem com 3 motores lá ia… .
Relativamente às patadas de karate efectuadas pelos Sidnão e Dabide, não posso concordar com o que foi dito e escrito pela maioria dos jornaleiros. Nenhum dos dois lances, é motivo para a exibição do cartão vermelho. Foram golpes genialmente aplicados (koshi e Sokuto), demonstrativos de uma técnica apuradíssima, só ao alcance dos melhores karatecas mundiais. Por isso, sou da opinião, que nestes dois lances, deveriam ter sido atribuídos os respectivos cinturões negros aos dois atletas dos periquitos.
Peripécias nojentas à parte, vamos ao assunto que dá origem ao título deste texto. Depois do piquenique que fizemos na Mouritânia, onde trocámos os rissóis e as sandes de leitão, pelas coxinhas de leão do alfa pendular, tinha expectativas redobradas para ver o FCPORTO, na sua máxima força e frescura físicas, nas jornadas subsequentes. Expectativas goradas. Contra o Pardalinhos Mouriscanos (uma das piores equipas da taça Uéfia), fomos incapazes de criar verdadeiras oportunidades de golo – fomos quase sempre, uma presa fácil demais, para os mancos matulões do sector da marcha-atrás recuada, do Camião TIR bermelho.
No decorrer do jogo citado (FCPORTO-Pardalinhos Mouriscanos), quando precisámos de dar a volta ao resultado negativo, sabem a quem se socorreu, o ilustre doutorado em empatologia? À receita de sempre… . Quando o FCPORTO está empatado ou a perder, o Prof. Jisualdo Pireira lança invariavelmente os seus jogadores-armassecretas-fetiches: Marianez e El Tecla. São o tipo de jogadores que não dão volta a coisa nenhuma, a não ser a eles próprios. Enfim… .

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Tripeiro calma que isso nesta altura é marcar na própria baliza.
Criticar, mas sem exagerar, pois temos de ser campeões e só seremos, se puxarmos todos para o mesmo lado.

Um abraço

Anônimo disse...

Se não fosse o penalti inventado do pedro proença, estavamos a frente do clube dos porcos corruptos. Há 30 anos que a merda é a sempre a mesma.